
O setor de alimentação fora do lar vem recuperando as vendas e fazendo lucro gradativamente. É o que aponta levantamento da Abrasel com 1.484 estabelecimentos de todo o Brasil.
Em Manaus, 39% do setor teve o melhor resultado do ano, em junho, em comparação com maio, que foi 34%.
No entanto, mais de um quinto das empresas ainda têm prejuízo, 21% trabalham no vermelho (em maio foi 14%) e outros 40% ficaram em equilíbrio.
Inflação
A inflação continua como a grande vilã, 57% não conseguem repassar aumento de custos, o número é um pouco melhor do que 65% de junho. Já 18% das empresas dizem que não conseguem reajustar o cardápio, 39% fizeram reajustes abaixo da inflação e 36% só aumentaram conforme o índice oficial. E 7% majoraram o cardápio acima da inflação.
Contratações
A boa notícia vem do otimismo em relação ao futuro, pois 36% das empresas pretendem contratar novos funcionários até o final de 2022. Outras 59% esperam manter o quadro de empregados atual e somente 5%têm a intenção de demitir funcionários no período.
Crédito
Na busca de soluções, o setor procura uma forma de ajuda com os empréstimos, 65% têm empréstimos contratados. Dos que fizeram empréstimos regulares, 33% têm parcelas em atraso. Já os que pegaram dinheiro do Pronampe a inadimplência é menor, 17%. A média de comprometimento do custo mensal com pagamento de dívidas bancárias é de 12,8%.
De acordo com o presidente da Abrasel no Amazonas, Rodrigo Zamperlini, “A retomada econômica segue acontecendo e, com isso, diminuiu o número de empresas que operaram com prejuízo em julho. Mesmo com o fôlego apertado pelas dívidas contraídas, os estabelecimentos da alimentação fora do lar preveem a geração de um número significativo de novos empregos até o final do ano, demonstrando que a abertura de linhas de crédito e adoção de medidas que trouxeram benefícios econômicos, além de salvarem muitos negócios, também trouxeram retorno à sociedade”, afirma Zamperlini.
O post Alimentação: 39% do setor teve melhor resultado do ano em Manaus apareceu primeiro em Portal Você Online.
👁 0 visualizacoes
- Musical infantil e recreação estão entre atrações gratuitas de outubro (150 visualizacoes)
- Em vídeo que viralizou, ex-superintendente da Suframa alerta para riscos de governo Flávio Bolsonaro à indústria de Manaus (33 visualizacoes)
- Fogo consome prédio de pesquisa da UFPE sem deixar feridos (31 visualizacoes)
- Professores e estudantes da UEA tomam ruas de Manaus em ato contra extrema direita e pela reeleição de Lula (30 visualizacoes)
- Decisão do Tribunal Eleitoral atinge Carlos Bolsonaro, Pablo Marçal e Rony Gabriel (29 visualizacoes)









