ALEAM registra grande número de deputados faltosos pelo 2º dia consecutivo

Pelo segundo dia consecutivo, a sessão plenária na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) terminou antes do horário. A ausência de alguns parlamentares prejudicou a votação de projetos de Lei (PL) que estavam na pauta desta quarta-feira, 17/08. Por falta de quórum, a sessão foi finalizada sem apreciação das propostas, antes disso a mesa diretora suspendeu a sessão por 22 minutos.

Mal começou a campanha eleitoral e os deputados do Amazonas seguem esvaziando o plenário da Assembleia. Dos cinco dias da semana, em três eles precisam estar presentes no plenário Ruy Araújo para sugerir, deliberar, discutir e votar projetos importantes para a população e o desenvolvimento do Estado. No entanto, o que se viu em dois dias de sessão foi a ausência de boa parte dos parlamentares.

Na tribuna desta quarta, dos 24 deputados eleitos, apenas sete se pronunciaram na tribuna. Serafim Corrêa (PSB), Wilker Barreto (Cidadania), Fausto Júnior (União Brasil), Tony Medeiros (PL), Carlinhos Bessa (PV), João Luiz (Republicanos) e Joana D’arc (União Brasil).

De acordo com o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) da Aleam marcaram presença na sessão desta quarta, os deputados: Abdala Fraxe (Avante), Álvaro Campelo(PV), Delegado Péricles (PL), Dermilson Chagas (Republicanos),  Dra. Mayara Pinheiro (Republicanos),  Dr. Gomes (PSC), Felipe Souza (Patriota), Ricardo Nicolau (Solidariedade), Sinésio Campos (PT) e Therezinha Ruiz (PL).

Sem quórum

Apesar do Sapl apresentar um número expressivo de parlamentares presentes na sessão, 17 no total, por pelo menos dois momentos o plenário ficou sem quórum. Ou seja, com número insuficiente de deputados no grande expediente e no momento da votação. De acordo com o regimento interno da Assembleia, é necessária a presença (em plenário) de 13 dos 24 deputados para dar seguimento aos trabalhos.

Aparentemente irritado com a ausência de alguns parlamentares, o vice-presidente da Aleam, deputado Carlinhos Bessa que presidia a sessão, suspendeu os trabalhos para formação de quórum.

“Vou suspender a sessão por cinco minutos para que a equipe técnica e a assessoria da Casa possa convocar todos os deputados para que a gente possa iniciar a votação”, informou Bessa.

Porém a suspensão durou mais de 22 minutos. No retorno da sessão, mais três deputados se pronunciaram. Em seguida, ainda com número insuficiente de parlamentares, a sessão foi finalizada.

“Não temos quórum para a votação. Transponho para a Ordem do Dia, dou a pauta como lida e encaminho as propostas de hoje. Temos sobre a mesa oito requerimentos que serão encaminhados aos seus destinatários e nós temos dois projetos de Lei que serão encaminhados às suas respectivas comissões”, finalizou o presidente.

Com isso, deixaram de ser votados 21 projetos, entre eles veto do governo, projetos de autoria do executivo, projetos de Lei (PL), projetos de Decretos Legislativos e projeto de Resolução Legislativa

👁 1 visualizacoes

PUBLICIDADE