Detentos da 70ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Juruá (município a 674 quilômetros de Manaus) organizaram uma rebelião na noite dessa terça-feira (11/03), reivindicando melhores condições de alimentação e tratamento digno na unidade, que funciona como presídio na cidade. Segundo a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), um dos presos foi mantido refém.
Um vídeo publicado nas redes sociais mostra os detentos na carceragem da delegacia, ameaçando esfaquear um dos homens caso as reivindicações não sejam atendidas. Com o rosto coberto e armado com uma faca, o suspeito exige melhor alimentação, enquanto mantém um dos presos de joelhos sob a mira da arma branca.
O motim teve a participação de pelo menos 20 presos, de acordo com a polícia. Durante as negociações, o homem mantido refém foi liberado. Segundo a PC-AM, o tumulto foi controlado pelas equipes policiais sem registros de fugas ou feridos.
Em caráter de urgência, o Poder Judiciário autorizou a transferência de 15 presos para Manaus, medida que deve ser realizada nos próximos dias.
“A Polícia Militar a Polícia Civil continuam atuando no local para garantir a segurança e a ordem”, diz nota enviada ao Toda Hora.