Ídolo de Fluminense e do Real Madrid, o lateral Marcelo anunciou a aposentadoria do futebol nesta quinta-feira (6). Em vídeo publicado apenas em espanhol e inglês no perfil pessoal no Instagram, o agora ex-jogador da Seleção Brasileira, de 36 anos, sentenciou: “Minha história como jogador termina aqui, mas ainda tenho muito a dar ao futebol”.
Marcelo estava sem clube desde novembro, quando rescindiu o contrato com o Tricolor carioca após um desentendimento com o técnico Mano Menezes.
O ex-jogador foi revelado pelo Fluminense e se transferiu para o Real Madrid aos 18 anos, onde passou 16 temporadas. O lateral foi um dos capitães do time merengue, onde conquistou 25 títulos, incluindo cinco Liga dos Campeões. O brasileiro ainda é hexacampeão do Campeonato Espanhol e tetra do Mundial de Clubes.
Após passagem pelo Olympiacos, o lateral retornou ao Brasil em 2023 e conquistou a Libertadores com o Fluminense. Na segunda passagem pelo Tricolor, ele ainda foi campeão carioca, e da Recopa Sul-Americana.
Na Seleção Brasileira, Marcelo foi o dono da lateral-esquerda por oito anos e disputou duas Copas do Mundo (2014 e 2018). Ele conquistou a Copa das Confederações de 2013 e possui duas medalhas olímpicas — prata em Londres 2012 e bronze em Pequim 2008.