Piloto de 24 anos da Red Bull se torna o primeiro holandês a alcançar honraria
Manaus – A Fórmula 1 tem um novo campeão. O holandês Max Verstappen, de 24 anos, fez valer a aposta de quem acreditou no fim da hegemonia do heptacampeão Lewis Hamilton. No domingo (12), o piloto da Red Bull ultrapassou o rival inglês na última volta do Grande Prêmio de Abu Dhabi, o último da temporada, para se sagrar o vencedor da temporada 2021 da categoria mais alta do automobilismo.
Verstappen e Hamilton chegaram a última das 22 corridas do ano empatados em pontos após uma temporada que entrou para a história da Fórmula 1 como uma das melhores de todos os tempos. Foram dez vitórias para o holandês, que ainda conseguiu mais oito segundas colocações. Destacam-se os triunfos em seu país natal, na primeira vez que a Holanda sediou uma corrida em 36 anos, e em Mônaco, corrida em que o jovem assumiu a liderança do campeonato pela primeira vez. No Brasil, quem ganhou foi Hamilton.
No domingo (12), Max Verstappen ultrapassou Lewis Hamilton na última volta do Grande Prêmio de Abu Dhabi (Foto: Divulgação/Agência Brasil)
Os 18 pódios de Verstappen, ao total, representam o recorde de mais vezes no top 3 em um mesmo ano. No final, o piloto da Red Bull terminou com 395.5 pontos, oito a mais que Hamilton. Valtteri Bottas, da Mercedes, foi o terceiro colocado com 226, enquanto Sérgio Perez, da Red Bull, veio logo em seguida com 190.
Verstappen impediu, portanto, que Hamilton chegasse ao oitavo título mundial, que o faria ultrapassar o também lendário Michael Schumacher. O alemão também tem sete campeonatos. A estrela da Red Bull se tornou o primeiro holandês a conquistar o título da Fórmula 1, e de quebra ainda devolveu o troféu de pilotos à Red Bull, que não alcançava a honra desde 2013. Naquela oportunidade, Sebastian Vettel ganhou o último dos seus quatro títulos seguidos pela equipe austríaca.
Hamilton, que venceu três das últimas quatro corridas do ano, uma delas em Interlagos, para chegar na derradeira prova em Abu Dhabi com chances reais de título, liderou grande parte do evento. O piloto de 36 anos tomou a primeira colocação de Verstappen na largada, e só não cruzou a linha de chegada em primeiro por conta de um safety car, causado pelo canadense Nicholas Latifi, da Williams, no final.
O acidente de Latifi desencadeou uma série de fatores que culminou com Verstappen, com pneus novos e macios, ficando colado na traseira de Hamilton, com pneus duros e com mais de 30 voltas, numa polêmica relargada a uma volta da bandeirada. O resultado, como era de se esperar tendo em vista o componente e a condição dos pneus dos rivais, foi Verstappen campeão.
Hamilton foi campeão da Fórmula 1 em 2008, 2014, 2016, 2017, 2018, 2019 e 2020. Já Verstappen entrou na categoria em 2015 com apenas 17 anos, rapidamente se colocando como um futuro fenômeno. Na época, ele era piloto da Toro Rosso, uma equipe satélite da Red Bull. No ano seguinte, já pelo time principal do conglomerado dos energéticos, ele conquistou o Grande Prêmio de Barcelona para se tornar o mais jovem vencedor de uma corrida de Fórmula 1, com 18 anos e 228 dias.
Verstappen, que corre com o número 33, também é o piloto mais jovem de todos os tempos a começar uma corrida, marcar pontos, chegar no pódio, liderar uma volta e fazer uma volta mais rápida. Ao todo, o agora campeão do mundo tem 20 vitórias, 60 pódios, 13 pole positions e 16 voltas mais rápidas em 141 corridas, em uma carreira extremamente promissora.
Hamilton agora sabe o que é perder um campeonato na última volta. Em 2008, em Interlagos, o inglês ultrapassou o alemão Timo Glock na última volta para tirar o título de Felipe Massa, da Ferrari, que ganhou a corrida. O heptacampeão, que corre com o número 44, também foi vice-campeão nos anos de 2007, o seu primeiro na Fórmula 1, quando Kimi Raikkonen, da Ferrari, levou o campeonato, e em 2016, quando o seu companheiro de equipe da Mercedes Nico Rosberg faturou o título.
A Mercedes conseguiu o título de construtores da temporada 2021 pela oitava vez consecutiva, numa conquista com sabor amargo. Foram 613.5 pontos para a equipe alemã contra 585.5 da Red Bull. A Ferrari ocupou a terceira colocação com 323.5, a frente da McLaren, que teve 275.
A temporada 2022 da Fórmula 1, na qual os carros passarão por uma grande transformação que irá inaugurar uma nova era na categoria, começa em 20 de março, em Sakhir, no Bahrein. O Grande Prêmio de São Paulo será o penúltimo do ano e está marcado para 13 de novembro.
Fonte: Governo do Estado do Amazonas em 12/12/2021
Email:
[email protected]
Endereço:
Av. Djalma Batista, 2010 – Parque 10 de Novembro, Manaus – AM, 69050-900
Telefone:
(92) 3643-5080
- Torcedor do Corinthians que levou cabeça de porco em Derby comparece à delegacia - 6 de novembro de 2024
- Cruzeiro x Flamengo: confira a transmissão da Jovem Pan ao vivo - 6 de novembro de 2024
- Deputado Amom Mandel na lista de jubilamento de universidade - 6 de novembro de 2024
Comentários sobre esse post