Após fechar contrato no valor de R$ 4,945 milhões com duas empresas para compra de materiais gráficos em ano eleitoral, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) tornou público, na sexta-feira (19), a lista de preços e o número de itens que poderão ser adquiridos neste ano. No documento, há a solicitação de 26 mil crachás. Na CMM, o número de servidores não chega a mil.
Levantamento feito reportagem do Toda Hora no portal da transparência da Casa Legislativa e nas folhas de pagamento, verifica-se que a CMM dispõe de, aproximadamente, 222 funcionários efetivos, 248 comissionados, além dos 41 vereadores, totalizando 511 colaboradores.
Considerando a solicitação de 26 mil crachás, a média seria de 50 crachás por pessoa. Os dados evidenciam uma discrepância entre a quantidade de crachás requisitados e o número de membros e servidores do poder legislativo municipal. Ao todo, a despesa destinada apenas aos crachás atingirá a cifra de R$ 104 mil.
Além dos crachás, o registro inclui três mil agendas diárias por R$ 147 mil, 5.000 adesivos por R$ 200 mil, 40.000 ventarolas (tipo de abanador) por R$ 10 mil, 10.000 botons por R$ 75 mil e diversos outros materiais.
A Ata de Registro de Preços foi assinada pelo presidente em exercício da CMM, o vereador Ivo Santos da Silva Neto (PMB). Ele ocupa a posição de 3º secretário na Mesa Diretora e está atuando como presidente interino da CMM desde 11 de janeiro. Caio André (Podemos) e os demais vereadores que fazem parte da direção da CMM estão em recesso parlamentar até 5 de fevereiro.
Fundo Eleitoral
Muitos dos itens requisitados são usados durante campanhas políticas, utilizados para fins publicitários. Vale ressaltar que, caso os parlamentares tenham intenção de concorrer à reeleição, eles já teriam acesso ao Fundo Eleitoral, um recurso específico destinado ao financiamento das campanhas eleitorais.
O Fundo Eleitoral, oficialmente conhecido como Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), é um instrumento criado para financiar as campanhas políticas dos candidatos durante as eleições.
Os partidos políticos, por sua vez, utilizam esses recursos para financiar as despesas de campanha de seus candidatos, como publicidade, produção de material gráfico, despesas de viagem e organização de eventos eleitorais.
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