Texto: Vitória Freire
O acesso à formação musical durante a infância e adolescência colabora com o desenvolvimento cognitivo de jovens, influenciando, positivamente, diversos aspectos, como o emocional, o físico e o social. Fundamentado nisso, o pesquisador, professor e músico amazonense Abner Viana desenvolveu o projeto “Música nas Escolas – Uma arte como ferramenta de inclusão social”.
Ao Toda Hora, o músico informou que a iniciativa, apoiada pela Prefeitura de Manaus, fomenta metodologias de educação musical, na capital amazonense em duas escolas públicas, a Escola Estadual de Atendimento Específico Mayara Redman Abdel Aziz e a Escola Estadual Professor Ruy Alencar, beneficiando crianças com deficiência e socialmente vulnerabilizadas.
“Ainda não há um ensino de música voltado especificamente para a rede pública de ensino. Eu acredito que este projeto é uma centelha em meio a um oceano”, compartilhou o instrumentista, em entrevista.
Abner Viana ressaltou os desafios que impedem o poder público de integrar a música aos processos de ensino e aprendizagem: “Existe a ausência de acessibilidade de olhar para este público. É necessário que em cada escola tenha pelo menos um ou dois professores de música que possam trabalhar com os alunos de escolas públicas comuns ou em escolas públicas especiais. Tem que haver uma formação adequada para que profissionais possam atuar diretamente com autistas, pessoas síndrome de Down, enfim. É uma formação contínua”, disse.
Confira a entrevista na íntegra:
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