A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) suspendeu todas as atividades externas que reunissem público em São Gabriel da Cachoeira, na região da Cabeça do Cachorro, calha do rio Negro, depois que um surto de Covid-19 atingiu a população do município.
A avaliação das autoridades de saúde é de que a contaminação ocorreu a partir da fronteira com a Colômbia. Na área a quantidade de pessoas vacinada ainda é pequena – cerca de 30% – e a maioria dos moradores são indígenas.
Segundo informações, tanto o hospital quanto os postos de saúde de São Gabriel da Cachoeira estão recebendo muitas pessoas diariamente com suspeita de Covid-19. A preocupação agora é não permitir que Manaus seja atingida pelo surto, já que há vôos lotados trafegando entre as duas cidades três vezes por semana, da empresa Azul Linhas Aéreas.
Até mesmo o projeto de erradicação da hanseníase, que deveria começar no dia 7 de novembro naquele município foi suspenso depois que o surto foi constatado. Equipes da Fundação Hemoam que estavam no local para incentivar a coleta de sangue também foram aconselhadas a interromper o serviço.
A FVS-AM ainda não se manifestou oficialmente sobre o assunto.
- Pesquisa Ipen/G6 mostra cenário em Manaus horas antes da eleição - 5 de outubro de 2024
- Rio Solimões começa a encher, Madeira estabiliza e Negro dá sinais de redução da vazante - 5 de outubro de 2024
- Pesquisadores da UEA segue monitorando qualidade da água Rio Negro - 5 de outubro de 2024
Comentários sobre esse post