A Comunidade de Daracuá realizou neste sábado (09-04), a soltura de aproximadamente 2.800 filhotes de irapucas pelo projeto Pé-de-Pincha, uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Barcelos, empresa Rei da Amazônia e comunidade de Daracuá.
Além dos comunitários, estavam presentes o presidente da Câmara Municipal - vereador Gleidson Serrão, Vereador Albert Fernandes, o apoiador comerciante local Jardel, representante do Dsei, Secretária de turismo Rosângela Melgueiro, o Secretário de Assuntos Estratégicos Josemir Macedo e equipe de Comunicação.
O Projeto MANEJO SUSTENTÁVEL DE QUELÔNIOS NO MUNICÍPIO DE BARCELOS – AM, conhecido por, “PROJETO PÉ-DE-PINCHA”, visa proporcionar a conservação e o manejo racional de quelônios em comunidades do município de Barcelos/AM, por meio de atividades de pesquisa e extensão, bem como, da capacitação recursos humanos na área de Educação, Fiscalização e Monitoramento Ambiental e incentivo ao desenvolvimento sustentável.
Em BARCELOS, o projeto Pé-de-Pincha teve início no ano de 2006 por iniciativa da comunidade da Ponta da Terra, a ideia ganhou força, e no ano seguinte de 2007 a comunidade do Daracuá aderiu ao projeto, onde os moradores das comunidades são peças fundamentais na continuidade do projeto. Tendo como espécie focal a IRAPUCA (Podocnemis erythrocephala).
De acordo com o morador e líder comunitário carinhosamente conhecido como Xeném, o projeto tem ajudado a ensinar e incentivar há quase 14 anos seus filhos e família e gerações futuras a preservação da espécie, motivando sempre atitudes de sustentabilidade e que desde 2007 até este ano de 2022 a Comunidade de Daracuá já devolveu a natureza 68.000 filhotes de quelônios.
- Ex-presidente da Câmara Municipal de Beruri é multado por falta de transparência - 24 de maio de 2022
- Corpo de homem desaparecido no Rio Negro há 12 dias é encontrado - 24 de maio de 2022
- Procon-AM volta a multar a Claro/Net em R$ 3,6 milhões porapagão de internet - 24 de maio de 2022
Comentários sobre este post