Policiais militares do 5º Batalhão de Policiamento Militar (BPM) apreenderam na tarde do domingo (26/07), dentro da operação “Hórus”, duas armas de fogo, munições e um bote que eram usados em ações de pirataria de rio. O fato ocorreu em uma comunidade localizada às margens do rio Solimões, no limite dos municípios de Codajás e Coari, distantes respectivamente 240 e 363 quilômetros da capital amazonense.
Por volta das 13h30, os policiais militares se deslocaram até a Comunidade da Salvação, em Codajás, após receberem diversas denúncias sobre homens que estavam atuando como piratas de rio e já haviam feito diversas vítimas em balsas, barcos pesqueiros e até mesmo os flutuantes dos ribeirinhos. Dois homens que estavam no local, em um bote de alumínio com motor de popa, fugiram mata adentro ao notar a aproximação da polícia, não sendo localizados posteriormente.
A equipe policial fez buscas pela região, encontrando dois acampamentos nos quais apreendeu um rifle especial calibre 38 da marca Rossi e numeração SB001662, uma espingarda calibre 12, um bote de alumínio com motor de popa da marca Yamaha, seis munições calibre 38, 16 munições calibre 380, 29 munições calibre .40 e dois carregadores de pistola calibre 380, além de calças e gandolas camufladas. Os acampamentos foram desativados.
Toda a materialidade apreendida foi encaminhada para o 10º Delegacia Interativa de Polícia (DIP) para os procedimentos cabíveis.
No último dia 17, a polícia militar já havia realizado uma operação na Comunidade Lauro Sodré, na cidade de Coari, e apreendido uma arma de fogo do tipo pistola, munições e cartuchos, além de um bote com motor 40HP. Os infratores que estavam no local conseguiram fugir.
- Pesquisa Ipen/G6 mostra cenário em Manaus horas antes da eleição - 5 de outubro de 2024
- Rio Solimões começa a encher, Madeira estabiliza e Negro dá sinais de redução da vazante - 5 de outubro de 2024
- Pesquisadores da UEA segue monitorando qualidade da água Rio Negro - 5 de outubro de 2024
Comentários sobre esse post