Trabalhadores nascidos em julho ou com o final do número de inscrição igual a zero recebem nesta quinta-feira (16/7) o abono salarial de até um salário mínimo — R$ 1.045 — do PIS/Pasep 2020, ano-base 2019. Clientes da Caixa Econômica Federal e correntistas do Banco do Brasil (BB) nascidos entre julho e dezembro receberam o abono salarial no último dia 30 de junho.
A antecipação do início do calendário foi autorizada pelo governo federal para mitigar os efeitos econômicos da pandemia de Covid-19. Em anos anteriores, o calendário tinha início no fim de julho.
O pagamento será liberado a cada mês. Nascidos em agosto, por exemplo, recebem o abono no dia 18 do mesmo mês. Os que nasceram entre janeiro e junho, terão o recurso disponível para saque no próximo ano.
Servidores públicos com o final de inscrição do Pasep de zero a quatro também recebem neste ano. Aqueles com final entre cinco e nove ficam para 2021.
Quem não retirou o abono do calendário 2019/2020 poderá efetuar o saque no calendário 2020/2021 ou em até cinco anos, sem a necessidade de determinação judicial.
Quem recebe
Para ter direito ao abono salarial do PIS/Pasep, é necessário ter trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias no ano passado, com remuneração média de até dois salários mínimos.
Quanto recebe
A quantia que cada trabalhador tem para receber é proporcional ao número de meses trabalhados formalmente em 2019. O valor do abono salarial será calculado na proporção 1/12 do salário mínimo vigente na data do pagamento.
No caso de falecimento do participante, herdeiros têm direito ao saque. Para isso, é necessário apresentar documentos que comprovem a morte e a condição do beneficiário legal.
- Temporal derruba árvores e deixa regiões de Manaus sem energia na madrugada deste domingo - 13 de outubro de 2024
- Dito & Feito – Indígenas se elegem prefeito em setemunicípios- 13 de outubro de 2024
- Amazonas terá grande quantidade de chuva no mês de outubro, diz Inmet - 13 de outubro de 2024
Comentários sobre esse post