O ex-piloto de Fórmula 1, Wilson Fittipaldi Jr., morreu nesta sexta-feira (23), em São Paulo, aos 80 anos. Ele estava internado desde dezembro, após sofrer uma parada cardíaca. Ele era irmão de Emerson Fittipaldi, bicampeão mundial da categoria e campeão da Fórmula Indy americana.
Wilson deixa a esposa Rita e o filho Christian Fittipaldi, que também teve passagem pela F1. Ele sofreu a parada cardíaca em decorrência de engasgo com um pedaço de carne durante almoço de natal, quando comemorava os seus 80 anos.
Trajetória
Além da Fórmula 1, Wilson correu pela Fórmula Indy e pelo Stock Car, principal competição de automobilismo no Brasil.
Wilsinho, como era conhecido, ficou famoso como locutor de rádio especializado em corridas automobilísticas, seguindo os passos do pai, também Wilson. No entanto, a paixão pela modalidade o levou para dentro das pistas. Ele começou a pilotar na década de 1960, na Fórmula Vê, e realizou o sonho de competir na Fórmula 1 nos anos 1970.
Wilson Fittipaldi disputou a categoria em 1972 e 1973 pela equipe inglesa Brabham. Em 1975, ele se juntou ao irmão Emerson para fundar a Copersucar-Fittipaldi, primeiro e único projeto brasileiro a competir na Fórmula 1. O próprio Wilsinho foi o piloto no ano de estreia, mas passou a chefiar a equipe nas temporadas seguintes, quando Emerson assumiu o volante.
Durante a curta passagem pela categoria, a montadora apresentou alguns bons resultados, incluindo um segundo lugar no GP do Brasil de 1978. No entanto, a falta de patrocínios e as dívidas acumuladas no início da década de 1980 culminaram na descontinuidade do projeto.
Como piloto, Wilson disputou 38 GPs. O melhor resultado foi o 5º lugar na Alemanha em 1973. Nas pistas, o grande sucesso da família foi Emerson, campeão mundial em 1972 e 1974.
Além da história na Fórmula 1, Wilson Fittipaldi teve participações como piloto nas Mil Milhas Brasileiras, na Fórmula Indy e na Stock Car. Nessa última, ainda foi coordenador técnico da Equipe WB Motorsport.
O filho de Wilson, Christian, também foi piloto e competiu na Fórmula 1 durante a década de 1990. A paixão pelo automobilismo ainda foi herdada pelos netos de Emerson e sobrinhos-netos de Wilsinho, Pietro e Enzo Fittipaldi, que estão em atividade atualmente, construindo as suas carreiras.
O post Morre ex-piloto de Fórmula 1 Wilson Fittipaldi, aos 80 anos apareceu primeiro em Portal Você Online.
- BAP se reúne com governador de São Paulo para tratar de jogos do Flamengo no Estado - 13 de janeiro de 2025
- Policiais do 5° BPM e da Base Arpão frustram roubo a embarcação no rio Solimões - 13 de janeiro de 2025
- PC-AM reforça buscas por suspeito de tentar matar a ex-mulher - 13 de janeiro de 2025