Um asfalto de qualidade precisa durar 10 anos, no mínimo. Agora, você já viu em Manaus uma pavimentação que ficou intacta por todo esse tempo? O próprio Tribunal de Contas do Estado afirma que a pavimentação na região dura cerca de dois ou três anos, ou seja, precisa ser refeita constantemente. Para tentar acabar com as obras de asfaltamento de qualidade duvidosa, o TCE inaugurou um laboratório móvel que será usado na fiscalização de obras públicas e para auditar a qualidade do asfalto.
O presidente do TCE, conselheiro Mario de Mello informou que os trabalhos já iniciaram e, primeiramente, serão analisados os contratos de maior valor entre o poder público e empresas. As rodovias AM-10 e AM-70, que receberam novo pavimento recentemente serão auditadas.
Para avaliar se um asfalto está dentro dos padrões será necessário um dia de análise. Para verificar o solo, os trabalhos devem durar cerca de três dias. O engenheiro responsável pelas análises Montival Pereira diz que o asfalto precisa ter no mínimo 5 cm de espessura.
O caminhão adaptado a um formato de laboratório possui equipamentos necessários para as fiscalizações do solo. O modelo já é utilizado em Santa Catarina, Goiás e Piauí.
👁 1 visualizacoes
- Fábio Faria, marido de Patrícia Abravanel, é citado em mensagens sobre festa de banqueiro preso (106 visualizacoes)
- Jeep Compass 2027 ganha versões híbridas, mas ainda custa e consome mais que rivais chineses (99 visualizacoes)
- Tesla apresenta Roadster que “voa” com tecnologia de foguetes da SpaceX (42 visualizacoes)
- Vila Nova, Juventude e Grêmio Novorizontino aparecem com chances de subir para a Série A (41 visualizacoes)
- O Boticário lança “Cuide-se Bem Acerola e Vai” e conecta o autocuidado ao universo do sport care (38 visualizacoes)






