Jerusa Nakamine foi morta pelo companheiro com 18 facadas, em abril de 2018
Manaus – Ivan Rodrigues Chagas foi condenado a 27 anos de prisão pela morte da companheira Jerusa Helena Torres Nakamine, assassinada a facadas em abril de 2018. O réu foi sentenciado à reclusão, inicialmente em regime fechado, e teve decretada a prisão preventiva para o cumprimento provisório da pena.
Ivan foi condenado pelo crime de homicídio qualificado, por motivo torpe, meio cruel, mediante recurso que dificultou a defesa da vítima e contra a mulher por razões da condição de sexo feminino.
O julgamento foi o mais longo registrado este ano pelas Varas do Tribunal do Júri da Comarca de Manaus. Ao todo foram cinco dias, começando no dia 2 de dezembro, e encerrado na noite desta segunda (6), no Fórum de Justiça Ministro Henoch Reis, no bairro de São Francisco, zona Sul de Manaus, sob a presidência da juíza de Direito Ana Paula de Medeiros Braga Bussulo.
(Foto: Divulgação)
Durante todos dias, familiares da vítima estiveram acompanhando o julgamento. No interrogatório do réu, realizado no domingo, um dos parentes de Jerusa chegou a passar mal, com problema de pressão alta, e recebeu atendimento da equipe do setor médico do Tribunal de Justiça do Amazonas, que também atendeu uma testemunha, uma jurada e o próprio réu, que apresentaram sintomas de mau-estar ao longo do julgamento.
No seu interrogatório, Ivan chorou e chegou a pedir perdão pelo que fez, afirmando que não estava em seu normal. Não respondeu as perguntas da acusação, limitando-se a atender aos questionamentos feitos por seus advogados e pela juíza. Em razão disso, o Ministério Público pediu a exibição do interrogatório do réu, realizado durante a audiência de instrução.
A sessão de julgamento encerrada nesta segunda-feira estava inicialmente pautada para o dia 20 de setembro deste ano, mas sua realização foi adiada em razão do pedido feito pela defesa para a redesignação da data, alegando que o réu estava em tratamento de saúde e que não teria condições de participar do julgamento naquela data.
O crime
Ivan Rodrigues Chagas confessou ter matado Jerusa Helena Torres Nakamine no dia 12 de abril de 2018, por volta das 05h30, na casa em que moravam, no Conjunto Campos Elíseos, zona Centro-Oeste de Manaus. De acordo com os laudos periciais, a vítima foi morta com 18 facadas.
“Segundo consta no incluso inquérito policial, o casal se encontrava em processo de separação, com acusações mútuas de traições. Havia considerável patrimônio a ser partilhado. Ainda de acordo com o que consta nos autos, o motivo do crime foi ciúmes e tentativa de obter vantagem econômica ao evitar a partilha de bens”, registra trecho da denúncia oferecida pelo MP.
Veja os vídeos:
Fonte: Governo do Estado do Amazonas em 29/11/2021
Email:
[email protected]
Endereço:
Av. Djalma Batista, 2010 – Parque 10 de Novembro, Manaus – AM, 69050-900
Telefone:
(92) 3643-5080
- ‘Natal Itinerante’ inicia programação nos bairros de Manaus nesta quinta-feira- 3 de dezembro de 2024
- Mensagens de ameaças feitas pela prima ao jogador do Botafogo - 3 de dezembro de 2024
- Vídeo: penado se joga do segundo andar do Fórum Henoch Reis - 3 de dezembro de 2024
Comentários sobre esse post