Moradores de Barcelos acompanharam espantados a passagem de uma "Ilha Flutuante" pela frente da cidade. Descendo o Rio Negro, uma massa de aproximadamente 40 metros de comprimento, levou várias pessoas especular o que seria. Há vídeos feito por moradores de Santa Isabel do Rio Negro mostrando que esta ilha também passou em frente da cidade vizinha.
Uma situação inusitada que levou os agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SEMMA a se deslocarem até a Ilha flutuante.
"Essa pequena ilha descendo o rio, foi flagrado passando em frente de nossa cidade na noite de sábado, no qual foi encontrada encostada no domingo na Comunidade de Ataiana, algo um pouco incomum em nossa região." Disseram os agentes da Semma, Garcia Braga, Tereza Lemos, Acelmo e Jhon.
SERIA A "COBRA GRANDE" SE DESLOCANDO?
A região Amazônica é cheia de mistérios e lendas. A Cobra grande é uma lenda amazônica que fala de uma imensa cobra, também chamada Boiúna, que cresce de forma desmesurada e ameaçadora, abandonando a floresta e passando a habitar a parte profunda dos rios. A lenda diz que ao atingir um bom tamanho, a Cobra Grande fica inerte debaixo de ilhas bem grandes, depois de muitos anos ela se desloca, levando parte da ilha consigo. Muitos ribeirinhos e povos indígenas acreditam nisso.
MATUPÁS
Em certos rios da Amazônia existe os "Matupás", que são ilhas de vegetação flutuante encontradas no lagos de várzea na Amazônia. São formados por um bloco de material orgânico parcialmente decomposto em sua base e uma comunidade vegetal e animal em sua superfície. Por possuírem um substrato orgânico com características de turfa, também podem ser considerados turfeiras. Sobre os matupás, o conhecimento científico é ainda muito incipiente, não havendo sido feitos estudos centrados apenas nessas ilhas. Por outro lado, povos ribeirinhos que vivem próximo a matupás demonstram possuir bastante conhecimento sobre essas formações e utilizá-las em atividades relacionadas à agricultura e pesca.
CONFIRA UM VÍDEO FEITO POR MORADORES:
O interessante que não há relatos de matupás na região do Rio Negro, pois o rio não há fortes correntezas e a vegetação é bem fixa, mesmo durante o período chuvoso.
CONFIRA AS FOTOS:
- América anuncia saída de Wellington paulista e mais cinco jogadores - 4 de dezembro de 2023
- Vereadores aprovam urgência do empréstimo de R$589 milhões para prefeitura - 4 de dezembro de 2023
- Genro confessa ter matado sogra após vítima pedir dinheiro para cuidar de neta - 4 de dezembro de 2023