Os municípios de Autazes e Itacoatiara, no Amazonas, e a Terra Indígena Rio Urubu receberam fiscalização contra o desmatamento ilegal nas últimas semanas.
A Operação Ibirá III envolveu equipes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e do Batalhão Ambiental estadual.
No total, foram aplicados R$1.279.880,00 em multa, emitidos nove autos de infração e embargadas 11 áreas desmatadas, somando 285 hectares.
Com o auxílio da Funai, foi possível verificar também desmatamentos e outras infrações ambientais na Terra Indígena Rio Urubu, onde foram identificados diversos conflitos envolvendo lideranças indígenas e a gestão do território.
Equipes
“As equipes conseguiram identificar a maioria dos responsáveis pelos desmatamentos, conseguindo diagnosticar diversos problemas ambientais e marcar presença em regiões antes desassistidas”, informou o Superintendente do Ibama no Amazonas, Joel Bentes Araújo Filho.
Atuação na capital amazonense
A Região Metropolitana de Manaus também tem sido alvo de desmatamento e queimadas ilegais, o que tem causado maior acúmulo de fumaça na cidade.
A Operação Ibirá III visa a contribuir para a solução desses problemas, a fim de proporcionar a melhoria da qualidade de vida da população da capital amazonense e de seus arredores.
O post Desmatamento no Amazonas: fiscalização aplica R$ 1.2 milhão em multa apareceu primeiro em Portal Você Online.
- Mulher é morta a facadas no Petrópolis; ex-marido é suspeito do crime - 30 de novembro de 2024
- Moro visita Zelensky e critica Lula sobre guerra na Ucrânia - 30 de novembro de 2024
- Black Friday: Procon-AM autua lojas por divergência nos preços - 30 de novembro de 2024